Ancoragem Esquelética
em Ortodontia

Ancoragem Ortodôntica

Os aparelhos extra-orais são comumente empregados para auxiliar na correção de uma série de problemas ortodônticos. De um outro lado os fatores emocionais de rejeição do paciente, por se tratar da idade, onde na maioria das vezes são usados na pré-adolescência. Em constante evolução, novas técnicas, com novas tecnologias nos fez pensar e proporcionar mais uma opção de tratamento para casos de maior complexidade que tenha de usar aparelhos extra-orais ou desconfortáveis.

Colocando em uso uma tecnologia simples, chamada de “Ancoragem Óssea” com placas e mini implantes de titânio.

A utilização de ancoragem ortodôntica têm se tornado comum nos tratamentos ortodônticos atuais, surgindo como solução para atingir a ancoragem com resistência suficiente para movimentar conjuntos dentários específicos, isolando outros movimentos indesejados.

A técnica de uso de Mini Implantes é bastante simples e menos invasiva, devendo ser realizada por um especialista, porém deve-se atentar para não causar dano às raízes dentárias, pois interferem em alguns movimentos dentários naturais.

De outra forma, as Mini Placas de ancoragem ortodôntica se mostram mais estáveis pois permitem a aplicação de esforços imediatamente após a instalação. Essa técnica também registra alto grau de sucesso na sua aplicação e mostra como vantagem a ancoragem dos parafusos acima do nível das raízes dentárias, deste modo, não interferem nos movimentos dentários e não apresentam risco de perfurações radiculares.

O controle da ancoragem é um dos maiores desafios para a ortodontia atual, devido a dificuldade de conter movimentos indesejáveis nas unidades de apoio. Assim, a utilização da ancoragem esquelética, como na técnica das Mini Placas, agiliza os tratamentos ortodônticos. O principal ponto é a obtenção do ponto de fixação dentro da cavidade bucal, permitindo a movimentação corretiva e evitando deslocamentos do ponto de fixação.

Converse com seu dentista (ortodontista) sobre essas novas técnicas e tecnologia.

Dr. Thiago Guimarães

Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial pela Universidade Federal de Uberlândia, Hospital das Clínicas e Faculdade de Odontologia – UFU.

Conheça o perfil

URGÊNCIA OU EMERGÊNCIA

62 8518-1575

Whatsapp ou torpedo (chamadas bloqueadas)

Com a máxima preocupação em oferecer o que há de melhor, o Dr. Thiago Guimarães faz parte do corpo clínico de um dos melhores hospitais de Goiânia.