Entenda sobre
Implantes Dentários

Implantes Dentários

A correria do dia a dia faz com que muitas pessoas descuidem de vários aspectos de sua vida. A saúde é uma das primeiras a ser negligenciada, ainda mais quando se fala em saúde bucal. Com o passar do tempo, a má higienização pode ocasionar doenças gengivais e até mesmo a perda dos dentes. Por vergonha, muitas pessoas passam a sorrir menos e deixam de conquistar melhores trabalhos e relacionamentos por estarem com a autoestima abalada. A falha na dentição ainda pode ser a causa de outros problemas, como a mastigação errada, dores de cabeça, DTM e etc.O implante é a solução para ambos os casos. O tratamento periodontal, ortodôntico, as próteses e o implante são os procedimentos mais utilizados para resgatar o aspecto estético e funcional dos dentes.
Para o procedimento ser bem sucedido é preciso atender não somente as necessidades funcionais, mas também estéticas do paciente. “Para saber como deve ser o tamanho ideal e formato da nova dentição, o paciente deve ter uma consulta com o profissional responsável pela confecção de seus novos dentes”. É feito o molde da boca e definimos qual material será usado, a maioria opta pela cerâmica. É o momento do paciente poder dizer como gostaria que fossem seus “novos dentes”.

Já existem no mercado diversas formas de pagamento do implante, como parcelamento, financiamentos e até consórcios. “Hoje a falta de recursos financeiros não é desculpa para comprometer toda a saúde”. A realização de implantes é um procedimento seguro e eficaz. Estudos mostram que implantes de boa procedência apresentam taxas de sucesso acima de 90% no maxilar superior e 97% no inferior.

Uma das maiores causas dos pacientes ficarem por um longo tempo sem algum dente é o medo de realizar procedimentos odontológicos. “Para estes atendimentos, pode solicitar a presença de um anestesista, que usa um sedativo, induzindo o paciente ao sono, enquanto é feito todo o procedimento”.

Implantes Osseointegrados. O que são?

São fixações colocadas nos maxilares criando uma fundação sobre a qual se substituem dentes ausentes.
De fato, os implantes correspondem a raízes dentais artificiais.
Na década de 1950, o cientista sueco Branemark, descobriu a osseointegração, fenômeno biológico de união absoluta entre o osso e o titânio, metal resistente e leve. A partir daí, houve um grande avanço científico nessa área da odontologia e hoje os implantes são usados em todo o mundo desenvolvido com a melhor solução para a reposição de dentes perdidos por quaisquer razões e em qualquer área da boca.

Tipos de Reabilitação com Implantes

Implantes Unitários

São usados para corrigir ausência de um único dente, tornando desnecessário o desgaste de dentes sadios e tratamento de canal para realizar uma prótese fixa convencional (ponte fixa).

Reconstruções Parciais

Como opção em situações onde há falta de dois ou mais dentes e estaria indicado, como prótese convencional, a prótese parcial removível (grampo de Roach), com suas inconveniências de estética e conforto.

Reconstruções Totais

Para pacientes que precisam usar ou já usam prótese total removível (dentadura). Nesse caso os implantes têm suas maiores vantagens, pois através deles é possível voltar a ter um sorriso bonito, uma mastigação adequada e acima de tudo, a segurança no convívio social e às refeições. Podem ser realizadas com 2, 3 4 ou mais implantes.

Dúvidas? Perguntas e respostas frequentes.

Não, a odontologia de hoje é diferente de anos atrás. Usamos o que há de melhor em técnicas, medicamentos e produtos para minimizar qualquer tipo de desconforto pré ou pós-procedimento. Ainda podemos contar com o recurso da sedação consciente ou anestesia geral para algumas modalidades cirúrgicas.

Depende. Cada paciente possui suas limitações e condições para o tratamento. Alguns tratamentos são mais rápidos por serem mais simples, já outros, levam maior tempo para obter o sucesso desejado.

Existem alguns tipos de enxertos, como o de pele, de gengiva (mole), enxerto de tecido ósseo, entre outros. O enxerto de tecido mole não é nada mais do que um pedacinho da mucosa removida de um local da boca e transplantado para outro lugar dentro da cavidade oral. Já o enxerto ósseo é indicado quando houve a perda da base óssea que sustentaria os implantes, necessitando da reposição de osso para ancoragem dos implantes. Usando técnicas novas com recursos sofisticados tornando ser um procedimento simples nas mãos de um cirurgião qualificado.

Não somente morder alimentos, mas também sorrir, falar, deglutir e melhorar a sua estima. Porém existem algumas limitações que variam por parte de cada paciente, sendo mais bem esclarecidas pelo seu doutor.

Não. Os implantes vieram para solucionar a falta de dentes naturais perdidos, não para substituí-los. Necessitando de cuidados e higiene tanto quanto os dentes naturais.

Existem alguns casos, sendo favorável podem o paciente já sair com os dentes (prótese), chamada de “Carga Imediata”, porém há casos que a instalação da prótese é aguardada, período de 4 a 6 meses, após a cirurgia, isso se não houver a necessidade de enxerto ósseo.

Nos implantes dentários é necessário em média de 4 a 6 meses de espera por um fenomeno chamado de osseointegração. Mas o que é osseointegração? Nada mais é do que a junção do tecido ósseo com a superfície do implante, microscopicamente, feito pelas células de nosso organismo.

Não existe rejeição. O implante feito de titânio é biocompativel, ou seja, nosso organismo não reconhece como sendo um corpo estranho, não havendo rejeição, no entanto pode haver a não osseointegração a problemas sistêmicos, infecciosos e etc.

Dr. Thiago Guimarães

Especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial pela Universidade Federal de Uberlândia, Hospital das Clínicas e Faculdade de Odontologia – UFU.

Conheça o perfil

Planejamento Virtual 3D para Cirurgia Ortognática

Planejamento no Software

Toda cirurgia ortognática é executada no software de planejamento virtual. Tanto a maxila quanto a mandíbula são colocados de forma precisa na posição facial adequada, obtendo assim a harmonia estética desejada.

Entenda mais

URGÊNCIA OU EMERGÊNCIA

62 8518-1575

Whatsapp ou torpedo (chamadas bloqueadas)

Com a máxima preocupação em oferecer o que há de melhor, o Dr. Thiago Guimarães faz parte do corpo clínico de um dos melhores hospitais de Goiânia.